Instalando o Websigner e Certificado Digital no MAC (Macbook Apple) Advogado Direito Digital 2017

Fala SEM LIMITES! Tudo bem?

Desde que eu publiquei este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=YVN73JnlOZo&t=239s tenho recebido centenas de mensagens de advogados e advogadas de todo o Brasil, sobre a real possibilidade de usar um computador Apple com websigner (novo e-saj) e certificado digital instalados. Muitos acreditam nas palavras dos desenvolvedores, que dizem ser impossível.

Quero mostrar que não é!

Para meus mentoreados, já estamos há tempos usando estes recursos. Mas decidi explicar a todos os colegas as configurações. Primeiramente, para que possa continuar escrevendo conteúdos relevantes e tutoriais gratuitos a todos os colegas da Advocacia, peço que acessem meu canal no Youtube e inscrevam-se! Semanalmente eu publico aulas, vídeos e dicas de empreendedorismo e informática jurídica e você será avisado! Vá lá agora! Não perca!

Curta também minha página no Facebook: https://www.facebook.com/professormilagre/

Conheça também o 2ADV, software de empresa que sou co-fundador e que automatiza a formatação de arquivos e peticionamentos eletrônicos do Escritório de Advocacia.

Tá, vamos ao que te trouxe aqui… (tenho certeza não são meus olhos):

Instalando o WebSigner no MAC

Vamos então ao que interessa!

1 – Primeiramente acesse o seu sistema de peticionamento eletrônico. Aqui em São Paulo é http://esaj.tjsp.jus.br/.  No botão abaixo do nome do Advogado após o login, clique em “nova versão”.

2 – Será aberta uma tela explicando os passos para instalação. Basicamente você vai clicar em “PERMITIR” e depois em “INSTALAR” na janelinha que abrir no canto superior esquerdo do seu Firefox, ao lado da barra de endereços, como abaixo:

3 – Como será a primeira vez que você está instalando o Websigner no MAC ele irá baixar o arquivo WebSignerSetup.pkg. Faça o download, selecione a opção abrir e execute o programa no computador:

4 – Instale o software no Mac, clicando em “Continuar” e depois em “Instalar”:

5 – O sistema irá pedir a senha do administrador do MAC para instalar o programa. Digite:

6 – Acesse https://esaj.tjsp.jus.br/petpg/abrirVerificacaoRequisitosPet.do e faça a verificação de Requisitos. Perceba que o sistema já indica que o Plugin está instalado e OK! OBS: Nem se incomode com a mensagem que seu sistema operacional não é adequado, vai funcionar apesar desta mensagem – acredite no MILAGRE:

7 – Uma forma de perceber também que seu Websigner já está funcionando e cadastrar uma petição. Cadastre uma inicial ou intermediaria em https://esaj.tjsp.jus.br/petpg/abrirNovaPeticaoInicial.do e na fase de anexar documentos (3) perceba que o sistema já permite que você arraste e solte vários documentos ao mesmo tempo, que já são inseridos e te permitem categorização. Uma melhoria muito bem-vinda (até que enfim!):


 8 – Outra forma de verificar se o websigner está instalado no Firefox é acessando about:addons na barra de endereço do Firefox e lá clicando em extensões. O Plugin será exibido como instalado no modo padrão:

9 – É isso pessoal, como visto mostrei que é possível sim peticionar e usar o Mac no novo e-saj, inclusive, desmistificando que só versões atualizadas do OS funcionarão. No exemplo, meu MAC (2011) está com OS X 10.10.5 e Firefox 52.0.1. Assim como já rodávamos Java na versão anterior do E-SAJ, já podemos usar com Websigner!

 Instalando o Certificado Digital no MAC

Mas espera!

Não basta instalar o Websigner para peticionar a partir de um MAC, agora é hora de instalar o certificado digital. Muitos falam que não é possível blá, etc, etc, etc. Vou mostrar que não tem nada a ver!

1 – Primeiro ponto que recebo dos advogados que fazem mentoria comigo é que eles querem instalar o certificado digital no Navegador (No Firefox – preferências, avançado, certificados) e querem que funcione! Não vai funcionar mesmo!

2 – Descobri que no MAC, se você quer que seu certificado funcione você tem que instalar ele na MÁQUINA e não no navegador. Para isso na barra do Finder, clique em “IR”e depois em “UTILITÁRIOS”:

3 – Em utilitários clique em acesso às chaves:

4 – Agora é hora de importar seu certificado. Clique em “Arquivo” e depois em “Importar” itens e busque o arquivo do seu certificado digital no seu dispositivo de armazenamento:

5 – Seu certificado será importado. Não vai esquecer de clicar em “confiar” e a autorizar o certificado na máquina, ao exibir as informações do mesmo:

6 – Agora é só ir em Verificação de Requisitos https://esaj.tjsp.jus.br/petpg/abrirVerificacaoRequisitosPet.do  e perceber que seu certificado já reconhecido pelo e-SAJ. Clique em “Allow” para aceitar a leitura do certificado! Aeeeee!!!

Cabô!
Agora é só peticionar e aproveitar os recursos incomparáveis de um MAC na atividade da Advocacia!!! 🙂

PALMAS!!!

Agora, se você não quer passar por nada disso! Não quer ter trabalho com Peticionamento Eletrônico, instalação, configuração e formatação de arquivos, eu recomendo FORTEMENTE QUE VOCÊ EXPERIMENTE O 2ADV! O único sistema do Brasil de automatização de peticionamento eletrônico, funcionando para diversos Tribunais. Você faz o cadastro em um tela única que não muda de sistema para sistema e o próprio software usa agentes informáticos para converter os arquivos, formatá-los e para peticionar para você! Quer saber mais?

Conheça agora o 2ADV, software que automatiza a formatação de arquivos e peticionamentos eletrônicos do Escritório de Advocacia, já utilizado por centenas de escritórios que não querem “stress” com Peticionamento Eletrônico!

Gostou deste conteúdo? Ele é gratuito e feito no escopo de ajudar mais e mais escritórios a dominarem a tecnologia e aumentarem sua receita!

Para que eu possa continuar escrevendo conteúdos relevantes e tutoriais gratuitos a todos os colegas da Advocacia, peço que acesse meu canal no Youtube e inscreva-se! Semanalmente eu publico aulas, vídeos e dicas de empreendedorismo e informática jurídica e você será avisado deste conteúdo exclusivo! Vá lá agora! Também fará parte do meu grupo fechado de empreendedorismo jurídico. Acesse:

Aproveita e curta também minha página no Facebook: https://www.facebook.com/professormilagre/

No Facebook, faça parte do maior grupo de Processo Eletrônico do Brasil, acesse: https://www.facebook.com/groups/processoeletronicobrasil/?fref=ts

Um presente para você!

E se você chegou até aqui, eu vou te dar um presente!

Vou te dar a ultima edição do Meu Livro “Curso de Processo e Peticionamento Eletrônico”, escrito em co-autoria com especialistas Brasileiros, e que trata especificamente de Processo e Peticionamento Eletrônico e dúvidas mais frequentes! Acesse agora http://livrojosemilagre.leadlovers.com/ cadastre-se e já receba seu exemplar! Compartilhe! Quanto mais colegas terem acesso melhor!

É isso SEM LIMITES! Espero ter contribuído! TMJ SEMPRE!

Um forte abraço do amigo!

José Antonio Milagre 😉
Advogado
Direito Digital. Processo Eletrônico. Perito em Informática.
www.direitodigital.adv.br