José Milagre - Perito em Informática, marketing e proteção de dados. Especialista em crimes cibernéticos. Palestrante. Palestras e conscientização Combate a Crimes Digitais - Atendimento em todo o Brasil

(11) 98105-6959

(650) 318-5194

Empregos, certificação e licença para ser Perito Digital

Empregos, certificação e licença para ser Perito Digital

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Muitos profissionais e alunos nos questionam sobre o que é preciso para atuar no mercado de computação forense. Analisemos um pouco o mercado nos Estados Unidos. Lá, muitos Estados exigem para o profissional que queria atuar com forense digital uma licença de investigador privado (Private Investigator).

Nestes casos, ou o perito trabalha sob a supervisão de um PI ou e se vincula a uma firma de advocacia devidamente licenciada. Na Califórnia, por exemplo, a PI não é exigida, já no Texas, é indispensável a licença. No Brasil, embora não haja uma “licença legal” para atuar, bastando curso superior, órgãos de aplicação de lei tem considerado profissionais devidamente habilitados e licenciados por entidades organizadas, como a Associação Brasileira de Forense Digital, entidade de alcance nacional que credencia peritos para indicação em casos, promovendo capacitação em o apoio a entes públicos.

No âmbito Estadual, igualmente o profissional pode buscar o auxilio e o credenciamento junto a associações locais como a APCOMFES, Associação de Peritos em Computação Forense do Espirito Santo, criada em 2010, com o escopo de organizar a classe e fomentar as oportunidades de mercado no Estado do Espírito Santo.

O pioneirismo do Espirito Santo tende a ser seguido nos demais Estados. Já no que diz respeito à certificações, hoje temos “vendors-specific” certificações como  (EnCE, EnCEP) e Access Data, e certificações de não fornecedores como Certified Computer Examiner (CCE), SANS (GCFA), and EC-Council (CHFI).

As certificações também são crescentes na área de Forense Digital. O FBI, por exemplo, requer que seus peritos tenham certificações A+ em Network+. Esta á uma tendência mundial. Além dos cursos para certificações, o perito pode também realizar cursos abertos e não vinculados à uma ferramenta específica, que busque aspectos forenses tanto em ambientes Unix como Windows.

Igualmente, para quem deseja a área pública, temos hoje treinamentos específicos como para Policia Federal, área 3 e ABIN, além de Instituto de Criminalística. A Legaltech oferece treinamento homologado pela ABFD e referenciado por órgãos públicos.

No que tange à mercado, pode ser interessante ao profissional uma experiência no exterior, para isso pode procurar em sites como dice.com e monster.com por “forensics jobs” ou mesmo ficar em dia com as oportunidades em http://www.rcfl.gov/ do FBI.  Muitos cursos online também podem trazer ao profissional do Brasil um certificado do exterior.

Para se ter uma boa formação em Perícia Digital é importante se relacionar com profissionais da área. Linkedin, Twitter são ótimas ferramentas. Recomenda-se também a SANS (http://computer-forensics.sans.org/). No Brasil é impossível não mencionar o Grupo Perícia Forense Aplicada à Informática, que há bons anos cumpre sua missão de reunir e servir de apoio aos profissionais de forense digital. O site é: http://br.dir.groups.yahoo.com/group/PericiaForense/?v=1&t=directory&ch=web&pub=groups&sec=dir&slk=1

Obrigado e até o próximo!

image_pdfimage_print

2 comentários em “Empregos, certificação e licença para ser Perito Digital”

  1. Eduardo Lucas de Almeida

    Senhor José Bom dia me descobri em qual área TI eu quero atuar quero ser um especialista em Computação Forense e Gostaria de Saber se Senhor Poderia ser o meu MENTOR Por que eu quero ser o melhor sei que pode me ajudar pela sua experiência
    e Grande Competência Currículo.

    Gostaria de Manter Contato.

    OBRIGADO

    Eduardo Lucas de Almeida
    Aluno de Analise e Desenvolvimento de Sistemas
    Rio de Janeiro-Brasil.

  2. Eduardo Lucas de Almeida

    Senhor José Bom dia me descobri em qual área TI em que eu quero atuar quero ser um especialista em Computação Forense e Gostaria de Saber se Senhor Poderia ser o meu MENTOR Por que eu quero ser o melhor sei que pode me ajudar pela sua experiência
    e Grande Competência Currículo.

    Gostaria de Manter Contato.

    OBRIGADO

    Eduardo Lucas de Almeida
    Aluno de Analise e Desenvolvimento de Sistemas
    Rio de Janeiro-Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima