Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Empregos, certificação e licença para ser Perito Digital

Muitos profissionais e alunos nos questionam sobre o que é preciso para atuar no mercado de computação forense. Analisemos um pouco o mercado nos Estados Unidos. Lá, muitos Estados exigem para o profissional que queria atuar com forense digital uma licença de investigador privado (Private Investigator).

Nestes casos, ou o perito trabalha sob a supervisão de um PI ou e se vincula a uma firma de advocacia devidamente licenciada. Na Califórnia, por exemplo, a PI não é exigida, já no Texas, é indispensável a licença. No Brasil, embora não haja uma “licença legal” para atuar, bastando curso superior, órgãos de aplicação de lei tem considerado profissionais devidamente habilitados e licenciados por entidades organizadas, como a Associação Brasileira de Forense Digital, entidade de alcance nacional que credencia peritos para indicação em casos, promovendo capacitação em o apoio a entes públicos.

No âmbito Estadual, igualmente o profissional pode buscar o auxilio e o credenciamento junto a associações locais como a APCOMFES, Associação de Peritos em Computação Forense do Espirito Santo, criada em 2010, com o escopo de organizar a classe e fomentar as oportunidades de mercado no Estado do Espírito Santo.

O pioneirismo do Espirito Santo tende a ser seguido nos demais Estados. Já no que diz respeito à certificações, hoje temos “vendors-specific” certificações como  (EnCE, EnCEP) e Access Data, e certificações de não fornecedores como Certified Computer Examiner (CCE), SANS (GCFA), and EC-Council (CHFI).

As certificações também são crescentes na área de Forense Digital. O FBI, por exemplo, requer que seus peritos tenham certificações A+ em Network+. Esta á uma tendência mundial. Além dos cursos para certificações, o perito pode também realizar cursos abertos e não vinculados à uma ferramenta específica, que busque aspectos forenses tanto em ambientes Unix como Windows.

Igualmente, para quem deseja a área pública, temos hoje treinamentos específicos como para Policia Federal, área 3 e ABIN, além de Instituto de Criminalística. A Legaltech oferece treinamento homologado pela ABFD e referenciado por órgãos públicos.

No que tange à mercado, pode ser interessante ao profissional uma experiência no exterior, para isso pode procurar em sites como dice.com e monster.com por “forensics jobs” ou mesmo ficar em dia com as oportunidades em http://www.rcfl.gov/ do FBI.  Muitos cursos online também podem trazer ao profissional do Brasil um certificado do exterior.

Para se ter uma boa formação em Perícia Digital é importante se relacionar com profissionais da área. Linkedin, Twitter são ótimas ferramentas. Recomenda-se também a SANS (http://computer-forensics.sans.org/). No Brasil é impossível não mencionar o Grupo Perícia Forense Aplicada à Informática, que há bons anos cumpre sua missão de reunir e servir de apoio aos profissionais de forense digital. O site é: http://br.dir.groups.yahoo.com/group/PericiaForense/?v=1&t=directory&ch=web&pub=groups&sec=dir&slk=1

Obrigado e até o próximo!

2 comentários em “Empregos, certificação e licença para ser Perito Digital”

  1. Avatar
    Eduardo Lucas de Almeida

    Senhor José Bom dia me descobri em qual área TI eu quero atuar quero ser um especialista em Computação Forense e Gostaria de Saber se Senhor Poderia ser o meu MENTOR Por que eu quero ser o melhor sei que pode me ajudar pela sua experiência
    e Grande Competência Currículo.

    Gostaria de Manter Contato.

    OBRIGADO

    Eduardo Lucas de Almeida
    Aluno de Analise e Desenvolvimento de Sistemas
    Rio de Janeiro-Brasil.

  2. Avatar
    Eduardo Lucas de Almeida

    Senhor José Bom dia me descobri em qual área TI em que eu quero atuar quero ser um especialista em Computação Forense e Gostaria de Saber se Senhor Poderia ser o meu MENTOR Por que eu quero ser o melhor sei que pode me ajudar pela sua experiência
    e Grande Competência Currículo.

    Gostaria de Manter Contato.

    OBRIGADO

    Eduardo Lucas de Almeida
    Aluno de Analise e Desenvolvimento de Sistemas
    Rio de Janeiro-Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima