Já estamos diante do segundo suicídio em decorrência do vazamento de fotos intimas na Internet, no Brasil, em menos de um mês. Um no Piaui e outro no Rio Grande do Sul. Mas o que leva jovens a darem cabo a suas vidas diante de um incidente como este?
Jovens, geração Y, nascidos nas tecnologias, não conhecem os riscos da superexposição e diante de um risco que se concretiza, não sabem lidar com a situação. Suicidar-se e não enfrentar o problema?
Tais fatos só reforça nosso entendimento de que não se pode tapar o sol com a peneira. Ou se investe em educação digital, nas escolas públicas e particulares e cria-se um grande programa para valorização dos direitos na Internet, ou a história irá se repetir, muito em breve.
Pais se sentem confortáveis instalando programas espiões, guarda costas digitais, e outros aplicativos que prometem proteger o filho na Internet. Filhos, se sentem os poderosos em explorar a ignorância dos seu genitores e em burlarem as proteções instaladas. Diálogo algum existe.
Ao final, diante de um incidente, os jovens sentem o peso de seus atos, e infelizmente, nos casos mencionados, quiseram deixar de “serem o problema” para suas famílias, extinguindo-se. O problema não são as jovens, vítimas. O problema é a falta de informação. O problema é a falta de responsabilidade para considerar esta uma questão importante, minimamente, para ser tratada diariamente.
O problema é a ignorância com que conduzem leis que poderiam sim fazer frente a tais atos com peso, mas que são retaliadas no Congresso para atender interesses diversos, tornando-se letras frias, natimortas…
Muito temos a evoluir. Quantas mais morrerão?
Dei uma entrevista a Radio Estadão ESPN sobre o tema, de 13 minutos. Convido a todos a ouvirem.
http://radio.estadao.com.br/audios/audio.php?idGuidSelect=F9258C530666493CAB0B745DDEAA178F
Desculpa se estiver errado, mas muitos casos de suicídio no Brasil e no mundo na verdade não é causado por exposição intima na internet, apesar de ser um dos motivos, maior parte é por jovéns se sentirem sozinhos, inúteis, sentir medo de desagradar pessoas, porém isso é algo que não acontece realmente com a maioria, muitas pessoas se suicidam também por sofrerem bulling por algum outro motivo durante o dia a dia… um pouco mais de informação poderia ajudar!