Acompanhando o Ride de Lightning da Sharon Nelson, vimos a notícia de um Ransonware que tem derrubado também Advogados (http://ridethelightning.senseient.com/2013/11/cryptolocker-ransomware-strikes-lawyers.html) O Cryptolocker.
Normalmente um e-mail falso de rastreamento da FedEX e UPS com um arquivo Zip em anexo. Ao clicar o usuário libera o código malicioso que tem a capacidade de encriptar os arquivos exigindo “resgate” para o processo reverso. Lógico que no Brasil a abordagem pode ser outra…
Um advogado em Pheonix teria experimentando o problema, onde a máquina infectada teria até um wallpaper com um relógio. O prazo? Três dias para o pagamento. Alguns criminosos ainda exigem o pagamento em bitcoins. O motivo seria a dificuldade de rastrear o dinheiro virtual.
Soluções inovadoras? Nenhuma. Um bom anti-malware, um ótimo sistema de backup e um excelente bom senso. Como diria Sharon “And as always, don’t be click-happy!”
Para saber mais sobre o Cryptolocker clique aqui.
Um projeto interessante que pode eliminar as extensões duplas nos sistemas e dificultar a infecção é o Cryptoprevent http://www.foolishit.com/vb6-projects/cryptoprevent/
Muito bom o blog essa matéria eu adoreei !