José Milagre - Perito em Informática, marketing e proteção de dados. Especialista em crimes cibernéticos. Palestrante. Palestras e conscientização Combate a Crimes Digitais - Atendimento em todo o Brasil

(11) 98105-6959

(650) 318-5194

A necessidade de auditoria nas urnas eletrônicas

A necessidade de auditoria nas urnas eletrônicas

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O PSDB protocolou nesta quinta-feira (30/10) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedido de auditoria para verificar o resultado das eleições. A nota explicativa do partido à imprensa esclarece os fundamentos.

Não é de hoje que vimos alertando sobre inúmeros pontos obscuros quando o assunto é a segurança eletrônica do processo eleitoral brasileiro. Em recente entrevista para o Terra Eleições, juntamente com o Prof. Diego Aranha, da UNICAMP, pude expor inúmeros pontos vulneráveis e a insegurança que é o voto sem uma checagem impressa ou do que se passa dentro das urnas.

Seja como for, esperamos que o TSE autorize os testes, para que especialistas em segurança digital possam avaliar o sistema de votação, permitindo o aprimoramento para processos futuros. Como está, estamos na contramão do mundo, onde os países permitem testes públicos ou adotam mecanismos impressos para validação do voto eletrônico.

Não temos dúvidas que no Brasil existem especialistas gabaritados para conduzir um projeto de auditoria. Resta ao TSE cumprir, simplesmente, os princípios e garantias constitucionais, dando um importante passo para a transparência em relação aos sistemas informáticos de votação.

Leia mais em: http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/10/31/petistas-estao-com-medo-da-auditoria-das-urnas-por-que-tanto-mimimi-apos-o-pedido-do-psdb/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima